17/03/10

A balança de Deus

A Balança de Deus – Daniel 5:1-8, 22-28

Comentário: Nesta tarde irei falar de mais um tema importantíssimo, ao qual devemos ter em atenção, porque pode influenciar já o nosso presente e mais tarde o nosso futuro eterno; Vamos falar da balança de Deus.

- Penso que todos conhecemos o que é uma balança e para que serve. Normalmente ela é designada da seguinte forma: Instrumento de pesar composto geralmente por:
. Um braço /Um fiel (Pêndulo) /dois pratos
. A balança fala de: Equilíbrio, ponderação, é também um símbolo de Justiça.

- A frase bem conhecida de “Dois pesos e duas medidas”, tem a ver com alguns utilizadores deste instrumento que usavam um peso (Pedra) mais leve para comprar e mais pesado para vender.
. O profeta Miquéias 6:11 levanta as seguintes questões. “Seria eu limpo com balanças falsas? E com um saco de pesos enganosos?”
. Não podemos ter um peso, quando somos beneficiados e outro peso quando não tiramos vantagens.

- Existem balanças de homens enganosas, mas a balança de Deus é justa.
- Existem dois sacos de pesos nos homens, mas a balança de Deus é justa.
- Existem duas medidas usadas pelos homens, mas a balança de Deus é justa.
- O fiel da balança dos homens pode ser infiel, mas a balança de Deus é Justa.

- Salomão em provérbio 11:1 dizia “Balança enganosa é abominação para o senhor, mas o peso justo é o seu prazer”

- O apóstolo João numa visão tremenda relata-nos a majestade do nosso querido Senhor e Salvador. Apocalipse 19:11 “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com Justiça

Introdução: O texto que lemos relata-nos alguma coisa extraordinária. Uma festa é interrompida, com uma mão a escrever uma inscrição na parede, que ninguém conseguia traduzir.
- A inscrição dizia: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM, Toda aquela festa terminou e o medo veio dar lugar a alegria. (Imaginem verem apenas uma mão escrevendo na parede)

. O Senhor nos informa que ao homem está ordenado morrer uma vez vindo depois disso o juízo, mas mesmo assim em alguns casos de extremo pecado Deus antecipou o juízo que seria para mais tarde.
a) Acontecem com Sodoma e Gomorra.
b) Aconteceu com Ananias e Safira
c) Aconteceu neste caso com o rei da babilónia, Belsazar.

- Em alguns casos o pecado é tão pesado que a balança de Deus tem que agir.
. O Senhor nosso Deus é amor, mas também é justo.
. Todos queiramos ou não, estamos sendo pesados na balança justa de Deus.

- A balança de Deus vai ao ponto de nos pesar de forma integral:
. Deus pesa os nossos actos
. Deus pesa os nossos pensamentos
. Deus pesa as nossas intenções mais profundas. Deus pesa os nossos sentimentos.

Cap. 1 – O texto que lemos informa-nos que o rei Belsazar deu uma grande festa no seu reino a 1000 dos seus grandes. (Governadores, Capitães de guerra, etc.) e bebeu vinho na presença dos mil. (O verso 2 começa dizendo: “Havendo Belsazar provado o vinho …”)

- Salomão dizia no Cap. 20:1 “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio”
. O Espírito do Senhor a toda a hora nos convida “Não vos embriagueis com vinho onde existe contenda, mas enchei-vos do espírito Santo”
. Beber vinho não é pecado, contudo devemos ter em atenção:
A quantidade que bebemos /Onde bebemos/ Com quem bebemos

- Depois de beber possivelmente muito vinho o rei deu uma ordem: “Tragam os utensílios sagrados que o meu pai trouxe do templo de Jerusalém” (O rei sem nenhum temor, quis humilhar o Deus de Israel bebendo o vinho nos vasos sagrados.)
. Aqueles vasos e copos eram apenas para serem utilizados no templo sagrado e não para serem usados em outro lugar.
(Salomão dizia o principio da sabedoria é temer a Deus)

- Quando alguém começa sem nenhum temor a fazer tudo o que desagrada a Deus, o prato da balança de Deus começa a pesar. (Cuidado irmãos)
. O verso 4, mostra-nos que depois de beberem vinho nos vasos sagrados, ainda por cima davam louvores aos deuses de ouro, de prata, madeira ferro e pedra. (deuses que tem olhos mas não vêem, tem nariz, mas não cheira, etc. …)

Cap. 2 – Perante esta situação, Deus intervém como lemos no inicio. Umas mãos escrevem na parede: “Mene Mene Tequel e Parsim”, pesado foste na balança e achado em falta, dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e persas” (O reino deste homem estava prestes a chegar ao fim, no final desse dia morreu)

- Muitos foram os homens que ao serem pesados na balança e achados em falta, lhes foi tirado o que tinham recebido como permissão de Deus.
. Saul foi pesado na balança e o seu reino foi entregue a David
. Esaú foi pesado na balança e a primogenitura foi entregue a Jacob
. Judas foi pesado na balança e o apostolado entregue a Paulo.
--- Amados, todos os que correrem o risco de serem achados em falta correm o risco de perderem o que com a permissão de Deus possuem.
--- Deus diz: “Filho guarda o que tens, se não virá outro e pegará a tua coroa”

- Daniel no verso: 22, explica a razão deste julgamento divino: “E tu, seu filho Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso”
- Nesta frase encontramos dois erros graves deste homem que o levou a errar desta maneira.
. Não humilhou o seu coração. (Todo que se humilha será exaltado…)
. Não aprendeu com a história do seu pai, Nabucodonosor. (Ainda que soubeste tudo isso) Pensamos que só acontece aos outros.

- A falta de humildade dá lugar á soberba e á consequente cegueira que leva á queda.
. Lucifer cegou, porque no seu coração foi achada ou pesada soberba (Todo aquele que se exaltar será humilhado)

- Este rei tinha conhecimento do poder de Deus e da forma como Deus tinha humilhado o seu pai, mas mesmo assim devido á sua soberba afrontou a Deus de uma forma deliberada. (Duro é para quem se vira sem temor algum contra Deus.



Cap. 3 – Vamos pensar o que aconteceu com o pai deste rei, o grande rei Nabucodonosor.
Ler: Cap.4:29-33
- Quando Nabucodonosor começou a exaltar-se Deus permitiu que uma voz suasse dizendo: “Passou de ti o Reino”

Ele disse: (Verso 30)
. “… Grande Babilónia que eu edifiquei”
. “… Com a força do meu poder”
.”… E para glória da minha magnificência”

. Este homem passou pela experiencia de viver durante 7 anos como um animal, cresceram pelos e unhas e pastou sempre com a cabeça para baixo, a fim de aprender a ter respeito pelo Criador de todas as coisas.

- Amados, tudo o que temos ou podemos fazer é sem dúvida apenas pela Graça e misericórdia de Deus (Só a Deus pertence o Eu, o Sou, e o Posso)

. Deus retira o miserável das cinzas e o assenta á mesa com os príncipes, mas também se assim entender coloca os reis a pastar no meio dos animais.

- Ler: Cap.4:34-37
. Depois da lição este homem aprendeu o que todos devemos saber. Ninguém pergunta a Deus o que fazes? No sentido de o questionar. (Deus tudo sabe controla)


Conclusão: Amados Deus continua com a sua balança que não falha, a pesar cada um de nós. Vamos ter em conta algumas verdades que falámos hoje:

a) Devemos tentar a cada dia ser justos e verdadeiros. (Como uma balança abençoada)

b) Não vamos nos sentar á mesa com os escarnecedores, correndo o risco de colocar vinho em demasia nestes vasos de ouro que somos nós.

c) Não vamos adorar a outro deus. (Só o nosso Deus é o caminho a verdade e a vida)

d) Vamos aprender a humildade. (“… Aprendei de mim que sou manso e humilde)

e) Não vamos esquecer a história. (O testemunho dos nossos queridos irmãos)

f) Toda a glória e honra e louvor, deve ser dado a penas a um que merece, o nosso Alfa e Ómega, o princípio e o fim.

--- Vamos nesta hora pedir que o sangue de Jesus nos possa justificar mais uma vez de todos os pecados (pesos) e que no prato da balança de Deus possamos estar absolvidos de um juízo de divino


A DEUS TODA A GLÓRIA
11/09/2008

Sem comentários:

Enviar um comentário