17/03/10

A capa de Deus

A Capa de Deus – S. Marcos 10:46-52

Comentário: Hoje irei falar um pouco acerca da capa e em alguns textos bíblicos onde ela é referida. Existe um adágio popular muito interessante que diz: “Quem tem capa sempre escapa”

- Penso que todos sabemos o que é uma capa ou em alguns casos referenciada como manto. “Vestidura ampla que desce dos ombros normalmente até aos joelhos”

- Quando se pensa na capa a primeira interpretação que fazemos é que serve para cobrir e aquecer o corpo do seu utilizador; mas hoje gostaria de leva-los a pensarem na capa com uma amplitude muito maior.

- Em Isaías 61:10 a palavra fala: “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de Salvação, me cobriu com o manto/capa de justiça”

- O servo do Senhor estava muito feliz, porque tinha recebido de Deus roupas novas, com um significado espiritual tremendo. (É tempo de recebermos de Deus roupas novas e deitarmos as nossas velhas e sujas para o lixo)

- É interessante pensar como o Senhor faz uma alusão á nossa condição espiritual, comparando-a com peças de vestuário:
. “Vestes de salvação” – Assim como o Senhor vestiu a Adão e Eva com pele de animal, tapando a sua nudez física, Ele veste-nos tapando a nossa nudez espiritual.
. “Manto/capa de justiça” – A capa é usada por cima da roupa, neste caso espiritualmente falando, a pele do cordeiro de Deus vestiu-nos e o seu sangue como uma capa nos justificou.

- O Diabo, inimigo de nossas almas quando olha para um filho de Deus, vê uma capa de justiça que o cobre e aquece espiritualmente falando e não pode nos acusar de nada. Paulo dizia: “Quem intentará acusação contra os filhos de Deus, se é Deus que os justifica”

Cap. 1 – O texto que lemos revela-nos lições maravilhosas que podemos colocar em prática na nossa vida e receber os benefícios que delas advêm. (Encontramos nesta passagem um cocktail de sabores espirituais, que vamos tentar degustar/Saborear)

- Mais uma vez vemos Jesus e os seus discípulos atarefados trabalhando. (Entrando e saindo de Jericó, com uma grande multidão os seguindo)

- No 1º verso vemos um cenário triste. (Um cego mendigando)
. Ele era conhecido como Bartimeu o cego, Bartimeu o mendigo.
--- Este era o rótulo ou a capa que envolvia a sua personagem.

- No último parágrafo deste verso encontramos o princípio da esperança deste homem. “Estava assentado junto ao caminho”, Caminho que Jesus iria passar.
. Não sei qual é a tua condição nesta hora, mas uma coisa sei, estás neste momento sentado junto ao caminho que Jesus está a passar. (Quero ouvir um glória a Deus da igreja)

- Aquele podia ser apenas mais um dia, mas a verdade é que aquele não seria mais um dia, mas o dia, o grande dia que iria mudar totalmente a vida deste homem. Jesus ia passar no seu caminho. --- Hoje também não deixes que este dia, seja apenas mais um dia, mas o grande dia da tua vida, em que Jesus irá passar e trocar a tua velha capa, pela capa de Deus que te transporta a uma outra dimensão de vida, não a de um mendigo, mas a de um filho de Deus---


Cap. 2- Este homem não via mas estava atento a tudo o que se passava ouvindo, e ele já tinha ouvido falar acerca de Jesus e de todos os seus milagres. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. (A sua fé ia crescendo cada vez que ouvia o que Jesus fazia e ensinava)

- Quando este homem se apercebe que Jesus estava passando no caminho, toma uma atitude certíssima, grita sem parar “Jesus filho de David tem misericórdia de mim”
. Muitos tem deixado Jesus passar no seu caminho sem receberem nada de Deus, porque não tomam a atitude certa. (Clamar, pedir ajuda, pedir socorro)

- O caminho da mudança passa por reconhecermos que precisamos de ajuda, Muitos estão cegos, surdos e mudos espiritualmente falando, mas não reconhecem que precisam de ajuda. Acabam por morrer espiritualmente e estão comprando um bilhete para a morte eterna.

--- No verso 48 constatamos que a oposição á atitude deste homem foi rápida e forte; “E muitos o repreendiam para que se calasse”
(A oposição ao encontro com Jesus é forte, mas é o caminho da mudança e vitória)

--- Quanto mais o repreendiam para que se calasse mais ele gritava e mais alto por socorro a Jesus. (Segue este exemplo, não desistas, mas faz com que as lutas sejam um incentivo a que clames mais alto, ao que pode todas as coisas)

--- O clamor deste homem não foi insensível a Jesus. “E Jesus parando disse que o chamassem…” (Grita até Jesus parar, luta como Jacob, toca o coração de Deus, Ele não é insensível)

--- Logo foram ter com ele e lhe disseram: “Tem bom ânimo, levanta-te Ele te chama”
(Deus diz: “Pedi, pedi, e dar-se-vos-á, batei, buscai…”) Eu também quero dizer-te nesta hora, tem bom ânimo, Deus te chama.

Cap. 3 – Agora chegamos ao cerne da mensagem com o verso 50 “E ele lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus”

- Este homem quando correu para Jesus, acreditou que não precisava mais daquela capa que representava, Bartimeu o cego e mendigo, ele iria receber de Jesus a capa de Deus.
(Aquela era uma capa de vergonha e de um homem que ele queria que morresse)

- Quando este homem chega perto de Jesus, recebe a cura e a salvação que precisava, ele conseguiu o milagre na sua vida.
. No último verso vemos Jesus dizer Vai, a tua fé te salvou, mas a verdade é que este homem ficou com Jesus e o seguiu. “… E seguiu a Jesus pelo caminho”

- Depois de termos conseguido o nosso milagre, é dever também seguir a Jesus pelo caminho, e ajudar tantos que continuam esperando oi seu milagre. ( A troca da sua velha capa, pela capa de Deus)

----------------------------------Cap. 4----------------------------------------

- A capa também tem um símbolo na palavra de Deus de: Autoridade e cobertura espiritual.
. Ter a capa – Direito legal á autoridade de Deus na liderança.
. Estar debaixo da capa - Estar debaixo de uma liderança espiritual, sujeito e protegido por um manto espiritual de um líder.

- A bíblia fala: “Quando não há sábia direcção o povo cai”
- Nas sete cartas de João às igrejas da Ásia, a todas Deus começa por se dirigir ao líder espiritual, que Deus chama de, “anjo da igreja”
- Deus diz que o líder deve velar pelas almas. (Velar quer dizer: “Cobrir com véu/capa/manto, esconder, vigiar)
- É dever de todos os filhos de Deus, estarem sujeitos e protegidos por um líder espiritual.

- Vamos ler: I Reis19:19
“… Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele”
SUA CAPA – Autoridade de Deus
SOBRE ELE – Ficar debaixo da liderança espiritual de Elias

- Este texto fala da chamada de Eliseu para o ministério, certo que ele já tinha a capa de Deus, era um homem de Deus, mas agora estaria debaixo da capa de Elias, o representante legal da autoridade de Deus na terra.

- Através das escrituras verificamos que o maior desejo de Eliseu era um dia possuir a capa, mas nunca deixou de servir o seu mestre com lealdade e sinceridade, nunca deixou de estar debaixo da capa.

- Alguns tentam fazer a loucura de querer tirar a capa do homem de Deus, pensando que assim a autoridade de Deus é imediatamente lhes outorgada, é falso. Quem dá a capa e tira a capa é Deus; quando, onde e com quem quer.

- Quem está debaixo de uma capa de autoridade, por vezes não consegue perceber e ainda bem por isso, os embates que o representante da capa sofre. (Muitos tem passado pela experiencia de saírem debaixo da capa e logo sofrerem o frio e o desconforto que é estar fora desta capa.)

--------------------------------Cap. 5 – Ultima leitura II Reis 2:8-15--------------------------------
- No verso 8 vemos Elias a tirar a capa e a dobrar. (Elias já sabia que iria ser arrebatado e que a capa tinha que ser passada.)
. O último milagre que Deus fez através de Elias foi usando a capa no rio Jordão e este separar-se em dois passando eles por terra seca.

- No verso 9 Elias quer conceder ao seu discípulo um desejo, um último desejo. (Eliseu pede porção dobrada da porção do espírito que estava sobre Elias.)

- Se Eliseu o visse partir o desejo seria cumprido. (Eliseu viu e Elias deixou cair a sua capa, símbolo de autoridade que estava sendo passado de uma forma legal a outro homem)
Verso 13 “Também levantou a capa de Elias que lhe caíra”

- Na parte final do texto que lemos, vemos que o 1º milagre de Eliseu foi o mesmo que o ultimo de Elias. Verso 14 (Ler e comentar)
. No verso 15 verificamos que todos os outros reconheceram que Eliseu agora tinha a capa, era o representante legal, da autoridade de Deus na terra.

- Paulo quando estava na fase final da sua vida escreve a Timóteo, traz os livros e a capa, era apenas o que o servo do Senhor tinha quando partiu. II Timóteo 4:13 “Quando vieres, traz a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos”

Conclusão: Incentivo todos a fazerem como o ex-cego Bartimeu, vistão a capa de Deus, incentivo a todos a estarem debaixo da capa de um líder, penso que alguns terão a responsabilidade também um dia de terem uma capa. (É legitimo ter esse desejo)

A DEUS TODA A GLÓRIA – 26/09/2008

Sem comentários:

Enviar um comentário